Home Office – 5 dicas para manter o foco!

Dicas para Home Office

Home Office é um termo que veio com toda força nos últimos dias, devido à necessidade de permanecermos em casa durante esse período de quarentena. É sobre ele que falaremos hoje!

Com o grande crescimento do trabalho em casa ou Home Office, em decorrência do COVID-19, alguns desafios se tornaram realidade para alguns. Muitos profissionais apresentam dificuldade de manter a disciplina e a produtividade estando no ambiente doméstico. Além disso, também é um desafio para várias empresas manter o controle de seus funcionários, o mesmo ritmo e o entrosamento habitual de suas equipes.

Por isso, traremos aqui algumas dicas para que você se adapte à essa nova rotina de trabalho!

  1. Programe-se!

Um dos maiores desafios do Home Office é adaptar seu mindset, ou seja, sua mentalidade rotina ao trabalho em casa. Isso porque, em meio ao conforto e às inúmeras distrações que podemos encontrar em nosso lar, pode ser difícil fazer com que nosso cérebro entenda que aquela é uma situação de trabalho. Por tanto, é bom criar uma série de hábitos que te ajude a entrar e manter o foco em seus assuntos profissionais!

Tome um banho, arrume-se, faça um café e sente-se no seu ambiente de trabalho, atentando-se sempre para manter o mesmo horário todos os dias. Esses pequenos gestos lhe ajudarão a entrar no ritmo de trabalho e manter, assim, uma produtividade ao longo do dia. Nesse período, entenda que, apesar de estar em casa, é como se estivesse em seu escritório, ou seja, não é o momento para atividades domésticas e familiares.

Ao fim do seu expediente, também é importante se desligar dos seus ofícios, para que sua vida profissional e sua vida pessoal não entrem em conflito. Ao encerrar suas atividades do dia, desligue o computador e o telefone corporativo. Faça uma refeição, assista a sua série ou programa, e depois retome sua rotina familiar e doméstica!

  1. Organize seu espaço de trabalho!

Outro ponto muito importante para trabalhar melhor em casa, é ter uma boa organização, ou seja, monte o seu espaço de trabalho. Isso lhe ajudará a manter seu foco, ritmo e evitar distrações!

Escolha bem o cômodo do seu lar que utilizará para isso. Leve em conta quesitos como: iluminação, barulho, fluxo de pessoas, conforto, etc. O ideal é que seja um ambiente menos utilizado para outras finalidades e pelos demais moradores. Dê preferência à uma cadeira confortável para sua atividade e mantenha sua mesa de trabalho limpa e organizada. Evite dispor objetos que não sejam pertinentes ao trabalho e que possam te distrair.

  1. Monte seu cronograma!

Busque se programar, organizando as tarefas e dividindo-as semanalmente e/ou diariamente. É importante também que seu cronograma inclua também seus momentos de preparação, como a montagem do próprio cronograma, a organização do seu ambiente de trabalho, suas pausas para lanches e almoço, e todos os outros hábitos pertinentes à sua organização profissional. Ferramentas como o Trello e o Google Agenda,  são ótimos para organização e divisão das tarefas diárias. Deixar os colegas de trabalho à par de suas metas e horários, é outro hábito que ajudará a manter o entrosamento e a produtividade de sua equipe.

Momentos de descontração são necessários para aliviar a tensão e melhorar seu foco. Portanto, busque fazer pequenas pausas. Para isso, existe o Método Pomodoro que pode ser bem útil: é uma técnica que ajuda a manter o foco, estabelecendo um período de 25 minutos de trabalho sem interrupções intercalados com intervalos de 5 minutos.

  1. Mantenha a comunicação com seus colegas de trabalho!

A distância é um dos maiores obstáculos do trabalho remoto. Por isso, é fundamental tentar compensá-la da melhor maneira possível.

Converse com seus colegas e entenda as necessidades de cada um. Cada profissional se adequa melhor à uma plataforma de comunicação. Buscar a que melhor atenda a sua equipe, é muito importante para manter o entrosamento. Chamadas de vídeo, chats de conversa, mensagens de voz, e-mails, canais de comunicação corporativa ou até mesmo a tradicional ligação.

  1. Cuide de sua apresentação pessoal!

O equívoco mais comum dos profissionais não habituados ao home office é a má apresentação pessoal. Acreditar que por estar trabalhando “sozinho” em casa, você está dispensado de uma aparência profissional é um grande erro que pode, inclusive, ser penalizado!

Escolher a roupa para o seu dia de trabalho, não é somente para uma boa apresentação, mas ela pode até para aumentar sua produtividade. Nada de regatas, pijamas ou shorts, lembre-se: você pode ser requerido em uma apresentação de vídeo a qualquer instante! Durante um vídeo conferência, a sua apresentação tem que estar coerente com a imagem da empresa, aquela mesma que você tinha no escritório.

Esperamos que essas dicas ajudem você no home office! E lembrem-se: ao longo desse período, postaremos diversos conteúdos para entreter e auxiliar nesse novo cotidiano que adotamos.  Fique de olho em nosso Blog, Facebook e Instagram!